Monday 14 January 2013

Continente versus Amazon

A Amazon pode vir a substituir as grandes superfícies, tal como já esta a substituir as livrarias, tal como o ITunes (com uma ajuda da pirataria) acabaram com as discotecas (aquelas onde se vendiam discos, não as danceterias, boates, etc.).

A acontecer (e acho que vai acontecer), vai chegar mais tarde ao nosso país, pois somos um mercado pequeno. E, mesmo cá, pode atingir apenas as zonas com maior concentração populacional, mas vai fazer mossa irreparável.

Como?

É espreitar aqui e aqui.

Se viverem nos EUA podem ter o Azeite Galo entregue em casa. Sim, eu sei que é um produto de luxo. Até leva dois ll. Mas se tiverem Amazon Prime, têm entrega grátis em casa de tudo, por exemplo.

A questão é que a Amazon desenvolve há vários anos toda a tecnologia e know-how necessários para nos entregar, em casa, as compras da semana ou do mês. Começando pelo fim da cadeia, a Amazon teve de:


  • Integrar os fornecedores na cadeia, decidir que produtos são armazenados pela Amazon e quais ficam no fornecedor, estruturas de preços, etc.
  • Aprender como armazenar milhões de referências, organizar armazéns e stocks de formas brutalmente eficiente, coordenar com empresas de entrega, entrega em uma ou duas fases, custos previsíveis, impostos em todos os estados dos EUA, etc.
  • Desenvolver o melhor site de compras do mundo, que tanto vende LCDs como azeite Gallo ou relógios GPS para corrida. Inventaram e patentearam 1-click-buy, adivinham o que queremos comprar ou mostram-nos produtos que acertam quase sempre no que nem sabemos que queremos.


As ferramentas de data-minning da Amazon já devem estar prontas a adivinhar que marca de cereais queremos e quantas embalagens por mês, através da analise dos livros e dvds que compramos!

Sendo fã do Continente, espero que eles se estejam a preparar, porque esta tecnologia não se inventa em um ou dois anos. E os portugueses abraçam o que vem de fora muito depressa, se nos cheirar a modernidade!
Não se trata "apenas" de ter um site a funcionar bem. O Continente.pt deixa muito a desejar, mas há muito mais a fazer. Quando vejo os funcionários a recolher os produtos na loja penso sempre que deve haver imensas melhorias àquele processo e como se comparará à forma ultra-eficiente como a Amazon faz o mesmo.

Tenho curiosidade de saber se o peso que o online tem nas preocupações da Sonae é proporcional ao peso das vendas actuais, mas tenho esperança que não!

PS - Até à pouco tempo, se escrevessemos worten.pt no computador (sem o www.) o endereço não era resolvido e não íamos parar ao site www.worten.pt...

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