Tuesday, 5 April 2016

Pipeline modelo com Oculus - desactualizado com a versão 5.

Tenho um Doc word chamado "Pipeline_Unity_OculusRift.docx". Abaixo está uma versão sem imagens.

Geração de modelos básicos para Oculus Rift em Unity
Descrição – permitir navegação com Oculus Rift em geometrias importadas de programas de modelação 3D (Sketchup, Blender, Rhino, 3DsMax, etc.).

Configuração do Unity para Realidade Virtual

Settings Globais
Ir ao menu Edit\Project Settings\Player e activar Virtual Reality Supported no Inspector (lado direito).

Importar Assets do Oculus Rift para Unity

Descarregar package “OculusUtilities” do site do Oculus Rift: Developer/Downloads/Engine Integration. Verificar compatibilidade com a versão do Unity que estamos a usar. Se necessário actualizar o Unity.
Unzip do ficheiro e arrastar o package para os Assets ou ir a Assets/Import Package/Custom Package. Aceitar a importação de todas as partes do pacote.
Nos Assets, abrir a pasta OVR/Prefabs e arrastar o OVRPlayer para a Scene. Depois pode-se afinar a posição do player em relação ao modelo.

Modelo 3D: importar e modificar

1 – Importar modelo 3D. Modelo tem de estar em formato aceite pelo Unity. Para importar basta arrastar ficheiro para os Assets. É boa ideia organizar os Assets em pastas. Verificar se geometria está correcta, materiais em texturas sobreviveram à importação, etc.
2 – Arrastar modelo para a cena, clicar e pôr o seu centro nas coordenadas 0,0,0. Se os modelos estão em coordenadas muito longe do centro (milhares de metros) podemos ter problemas.
3 – Expandir modelo na Hierarquia (lado esq.), seleccionar todas as peças do modelo e seleccionar Add Component no Inspector (lado direito): Physics->Mesh Colider. Isto faz com que todos os polígonos passem a ser impenetráveis para o avatar (é um pouco dispendioso mas é o mais simples).


Carregar Play e navegar, com ou sem Oculus.