Tuesday 12 March 2013

Mais um grande treino

Hoje foram 5 km seguidos sem mexer no leme. Exagero, claro, tive de dar leme, mas não dei voltas para trás, curvas abruptas, nada. 5km sempre a andar.



A maré a rebentar com o Trancão (uns 3 dias depois da Lua nova). Até entrar e sair da água estava fácil.



Fiz 5km a subir contra o vento e a corrente, com uma média baixa a subir o rio e muito mais alta a descer. 34'' a subir e 22'' a descer.



 A água fica muito diferente quando se inverte o sentido. As primeiras pagaiadas parecem mais pesadas, depois habituamo-nos. Li um artigo sobre isso, tenho de o procurar para comparar a minha sensação com o que dizem. Em principio, se a água se movesse como uma massa uniforme não deveríamos sentir diferença, é uma questão de mudança de referencial. A velocidade do vento, que deixa de soprar pela frente e passa para as costas pode mudar, ou talvez o efeito do fundo...



 O treino foi a rolar, com umas acelerações no meio. O Garmin Connect aceitou o upload mas não mostra gráficos, deve andar em manutenção de novo. Nem aceita um update do meu peso. A última vez que me pesei foi há uns 15 dias e tinha mais 700g que hoje, o que não significa nada. Mas não é muito comum chegar aos 66kg. Tenho curiosidade em saber com quanto ficaria se treinasse todos os dias.



 A paisagem torna-se fantástica à medida que se entra mais no rio. Não é fantástica por si, apesar de bem bonita. O facto de estarmos em plenos arredores de Lisboa, com aquele cenário e fauna é que a tornam fantástica. Patos bravos, garças e outras espécies desconhecidas para mim tornam o treino uma viagem para fora do ambiente urbano onde vivo quase constantemente. Até a praia onde mais vou surfar, Carcevelos, é mais urbana que este Trancão.

 

No comments:

Post a Comment